Salsicharia Ideal M.J.C.M., Lda.- Historial Sumulado

O início da actividade da empresa Salsicharia Ideal remonta a 1968.

Sendo, nesta altura, uma empresa de cariz familiar, profundamente apegada à terra donde brotou. O sucesso logrado, eco da primazia das suas carnes e enchidos, exigiu a sua reedificação infra-estrutural e humana, manifestada na admissão consolidada de um número crescente de colaboradores e na reformulação da sua operacionalidade.

O ano de 2001 marca uma nova etapa na existência da empresa, com a transição para novas instalações fabris, criadas de raiz e previdentes de todas as condições necessárias ao desenvolvimento tecnológico e ao cumprimento estrito das normas de higiene dogmáticas deste tipo de indústria.

A Salsicharia Ideal está licenciada, detendo o Número de Controlo Veterinário atinente à oval – PT- ATR126-CE e C.A.E.(S) – 10 130 – 10 110, que a qualificam para a Fabricação de Produtos à Base de Carne e Produção de Carne (Desmancha, Corte e Embalagem de Carne). Pormenorizando, circunscreve a sua actividade à desmancha de carcaças de suíno e bovino, procedentes de animais nados, criados e abatidos no Arquipélago, cuja carne disponibiliza para venda, na forma de peças açougueiras, ou utiliza na síntese de produtos de salsicharia diversificados, com destaque para produtos típicos de São Miguel e, dentro destes, alguns endémicos da Ribeira Grande.

A Salsicharia Ideal M.J.C.M., Lda. suporta uma série de unidades de venda (Talhos), estrategicamente localizados na ilha de São Miguel, a que adita uma eficaz rede móvel de distribuição sendo, neste contexto, a única empresa da Região habilitada para a venda ambulante. Move-a o desiderato de proximidade e bem servir.

A salubridade dos produtos que comercializa, que se inicia na aquisição das matérias-primas e finda com a satisfação do solicitado constitui o referencial norteador de toda a sua existência como empresa. Neste sentido delineou o Plano do Sistema de Gestão da Segurança Alimentar, ferramenta que congloba toda informação legal, metodologia HACCP, procedimentos operacionais, etc., que protagoniza o fulcro para a satisfação sistemática do requisito primordial da qualidade, a segurança alimentar. A auditoria da Missão Comunitária da Food and Veterinary Office (FVO) denominada de Leite e Carne, que incidiu sobre a empresa em Janeiro de 2013 fortaleceu as suas convicções quanto ao rumo que desde sempre adoptou, verbalizável no crescimento sustentado e com a segurança alimentar arreigada na sua matriz genética.

A Salsicharia Ideal encetará, a médio prazo, a certificação da sua produção tendo como referencial normativo a NP EN ISSO 22000:2004, ciente da sua imprescindibilidade futura, designadamente no abraço do mercado europeu e extracomunitário, entre os quais, o mercado da saudade.

A metodologia científica que a empresa integrou na sua laboração aliada a uma produção em moldes tradicionais, fincada no saber da tradição, auspicia para a Salsicharia Ideal um futuro de sucesso e crescimento sustentado, guiado sempre, no sentido de melhor servir.

A Salsicharia Ideal e os seus Colaboradores, no desenvolvimento da sua actividade profissional, reger-se-ão pelos princípios da transparência, honestidade e integridade, sendo seu desiderato a proficiência na sua profissão.